1. A segurança do submisso terá sempre prioridade máxima do seu senhor, seja física ou emocional.
2. Sempre respeite e honre a palavra segura vinda do submisso e nunca coloque com medo de usá-la.
3. Da mesma maneira que submissão é um presente a ser visto e vivido como um tesouro, Dominação é um talento a ser lapidado e assim deve ser educado e experimentado antes de assumir a responsabilidade de outra vida.
4. Não seja tão arrogante a ponto de não conseguir escutar e entender os pontos de vista e as necessidades do seu submisso. Você pode aprender muito com ele. Afinal de contas comunicação é a base de uma relação BDSM e não pode ser obtida sem total apoio de ambos.
5. Nunca castigue um submisso retendo seu afeto, isso é chantagem emocional.
6. Proveja direção e apoio quando precisar e permaneça sintonizado na reação do submisso. Em retorno você ganhará um submisso ansioso para lhe agradar e servir, pois se sentirá valorizado por você.
7. Proveja seu submisso com diretrizes negociadas. Faça-o estar dentro dessas diretrizes e se sair, castigue-o.
8. Entenda que, da mesma maneira que você deve ganhar a confiança do submisso, este deve ganhar a sua. Isto não mina o seu controle, mas o fortalece.
9. Desfrute e use o que lhe é ofertado com generosidade, aspereza, dor e prazer e tenha a sabedoria para saber quando usar cada um.
10. Nunca deixe que o orgulho o cegue em sua “viagem” de poder e seja forte para assumir um erro ou engano. Complete, sendo franco, ao revelar-se arrependido, pedindo desculpas. Da mesma forma que um submisso não é perfeito 24 horas por dia, um Senhor também pode não ser.